Enquadramento setorial

Atualmente, as áreas metropolitanas caracterizam-se pela extrema complexidade das suas cadeias de deslocações, pelo que não basta às empresas disponibilizarem uma oferta de transporte baseada apenas numa visão individual do mercado, mas antes promover a mobilidade através de combinações com os demais meios instalados, incentivando assim a utilização de todos os modos de transporte.

Para a Vimeca, é muito importante que o seu contributo, neste setor de vital importância para o desenvolvimento sustentado de uma sociedade moderna, venha a ser um fator de dinamização da mobilidade em todas as áreas, quer seja na periferia norte, ou na área ocidental da cidade de Lisboa.

Todavia, para alcançar o sucesso pretendido, importa também mobilizar e alargar parcerias com todas as entidades com participação neste setor, nomeadamente nas vertentes que não dependam exclusivamente do operador de transporte.

Neste sentido, todas as autarquias, nos concelhos onde operamos, devem ter um papel preponderante na gestão da rede viária, de forma a proporcionar todas as condições necessárias de acessibilidade aos modos complementares de transporte nas cadeias de deslocações.

 

Organização e gestão

A Vimeca tem concentrada a sua organização na sua sede, em Queluz de Baixo, gerindo a partir deste local toda a operação da empresa.

A sua estrutura organizacional é muito otimizada, contribuindo decisivamente para esse resultado, o facto de todos os seus quadros superiores e chefias intermédias terem origem na própria empresa, sendo esta realidade uma clara valorização do fator humano na empresa.

Contudo, os elevados padrões de exigência do nosso setor de manutenção, ao nível da segurança proporcionada aos nossos clientes, levam a uma permanente atualização dos nossos técnicos, sendo esse esforço reconhecido por todas as marcas que compõem a nossa frota.

Ao nível da melhoria do serviço prestado, a Vimeca procura privilegiar o diálogo permanente com os seus clientes, bem como promover, na sua organização, todos os mecanismos necessários para disponibilizar um serviço fiável, seguro e de qualidade.

 

Organograma

ORGANOGRAMA

Mercado

Diariamente são escalados 287 motoristas na operação dos 230 autocarros que colocamos em circulação, os quais realizam cerca de 44,6 mil quilómetros, nas 3.840 circulações que compõem as nossas 76 carreiras regulares. Disponibilizamos uma rede de vendas, composta por 11 agentes, 7 postos de venda e 4 lojas Vimeca.

O nosso mercado possui uma componente social bem vincada, não sendo alheio à nossa empresa o facto de estar inserida no atual sistema do passe multimodal, também denominado como passe social.

A Vimeca é uma empresa moderna de capital privado, preocupada com as exigências constantes do mercado e com o compromisso da prestação de um serviço de qualidade.

Estes fatores obrigam a Vimeca a efetuar, ao longo de cada ano, investimentos constantes na manutenção e modernização do seu parque automóvel.

 

Engenharia de Transportar

Transportar é mais do que deslocar, simplesmente, alguém de uma origem para o seu destino.

A complexidade dos procedimentos adotados para garantir a segurança, o conforto e satisfazer as necessidades dos nossos clientes, leva-nos a uma procura contínua do aperfeiçoamento dos nossos serviços, não só ao nível do planeamento estratégico da nossa rede, da produção de uma oferta de transportes eficaz, da manutenção preventiva às nossas viaturas e do relacionamento humano, como também da introdução constante das novas tecnologias em todo o nosso trabalho, pois só após reunidas estas condições é possível assegurar um verdadeiro transporte.

 

Formação

A valorização das competências profissionais dos nossos trabalhadores é uma aposta permanentemente ganha na nossa empresa.

Desenvolvemos, por isso, programas contínuos de formação mensal que envolvem todos os nossos trabalhadores, com particular relevância no quadro de motoristas, sendo ministradas em média 89 ações de formação por ano.

O programa de formação aborda temas de elevada importância para a nossa atividade, dos quais destacamos a condução defensiva, segurança rodoviária, primeiros socorros, saúde e segurança no trabalho, regras de conduta, relacionamento com os clientes e relacionamento interpessoal.