O que é?
O Viva Viagem é um cartão pessoal e intransmissível, aquando da sua utilização, funcionando por aproximação (sem contacto) a um validador, que efetua a leitura do cartão e do produto carregado (unidades de transporte).
O cartão Viva Viagem suporta apenas um tipo de produto de cada vez, sendo adequado aos clientes menos frequentes, os quais são, preferencialmente, utilizadores do título de transporte MOB4U.
Onde carregar / recarregar?
O cartão Viva Viagem pode ser adquirido, carregado ou recarregado em qualquer posto de venda ou agente autorizado.
Guarde o comprovativo de carregamento e traga-o sempre junto ao cartão.
Custo do cartão
O cartão Viva Viagem tem o custo de € 0,50 e apenas pode ser adquirido com unidades de transporte carregadas, sendo que cada unidade de transporte tem o custo de 1 cêntimo.
O que carregar?
No cartão Viva Viagem são carregados pacotes de unidades de transporte MOB4U, de acordo com as seguintes quantidades, para uso exclusivo nas carreiras da Vimeca.
1.000 unidades | € 10,00 |
2.000 unidades | € 20,00 |
3.000 unidades | € 30,00 |
4.000 unidades | € 40,00 |
Como utilizar?
Depois de carregado com unidades de transporte, o cartão Viva Viagem está em condições de ser utilizado no validador que está equipado com quatro teclas ou através do equipamento do motorista.
- Premir uma das teclas de direção no validador com teclas, de modo a visualizar a mensagem do ecrã.
- Selecionar o produto MOB4U através das teclas de direção e confirmar carregando na tecla OK.
- Aproximar o cartão Viva Viagem até cerca de 5 centímetros da luz azul do validador.
- Se o Viva Viagem estiver válido, o validador emitirá um sinal sonoro (um “bip”) e o valor correspondente ao produto MOB4U é automaticamente descontado no saldo do cartão.
- A operação pode ser cancelada a qualquer momento, bastando carregar na tecla STOP.
Nota | O cartão Viva Viagem é um cartão individual, ou seja, não pode ser utilizado por mais do que uma pessoa.
Como consultar o saldo?
Em qualquer momento, o cliente pode solicitar informação sobre o saldo do seu cartão Viva Viagem, em qualquer um dos postos de venda da Vimeca.
Validade do cartão
O cartão Viva Viagem têm a validade de 1 ano, contado da data de aquisição, durante o qual pode ser recarregado o número de vezes que se pretender.
Terminado este prazo, o cartão Viva Viagem não pode ser recarregado, mas pode ser utilizado enquanto tiver produtos carregados.
Se, durante este período, o cartão deixar de funcionar por avaria, ou seja, sem qualquer dano visível, a sua substituição será efetuada sem qualquer custo para o cliente.
Findo este período, ou se apresentar dano visível, o custo do novo cartão é suportado pelo cliente.
Assistência pós-venda
Se o cartão Viva Viagem estiver devidamente carregado e deixar de funcionar, o cliente deve dirigir-se a um dos postos de venda, apresentando o cartão e o respetivo comprovativo de carregamento.
Caso se consiga efetuar a leitura do cartão avariado, procede-se à transferência do saldo existente para um novo cartão.
Se não for possível efetuar a transferência do saldo, o cliente será informado dos procedimentos a seguir para a resolução da situação.
Se o cartão estiver avariado, isto é, sem qualquer dano visível, e dentro do prazo de validade, a substituição é gratuita.
Se o cartão se encontrar danificado, isto é, com dano visível, ou fora do prazo de validade, o custo da substituição é suportado pelo cliente.
Recomendações
O cartão Viva Viagem é recarregável. Não o deite fora.
Mantenha o cartão em bom estado de conservação.
Tenha sempre o comprovativo do carregamento junto do seu cartão.
Ao validar, verifique que o cartão não se encontra junto a outros cartões sem contacto.